A medicina tradicional é considerada um assunto complicado, pois não possui uma única definição. Entretanto, há uma enorme variedade de métodos utilizados para o tratamento de doenças que são baseados na experiência pessoal ou no conhecimento que é compartilhado por todos ao longo de muitas gerações. Embora já seja comprovada a eficácia desses tratamentos, as pessoas usam-nos principalmente por causa da sua própria experiência e observações è Medicina Popular: desde crianças, as pessoas usam as plantas medicinais para tratar problemas de saúde e doenças, muitas vezes, com grandes resultados. No leste da República Democrática do Congo,por exemplo, as mães do povo Bashi dão três gotas de folhas expremidas de Tetrademia riparia para os seus bebês beberem, quando eles têm cólicas.
As famílias trocam observações sobre o uso destas plantas sem haver segredos sobre o seu uso. Algumas plantas medicinais também são usadas como alimento.
è A Medicina dos Curandeiros Tradicionais: para os problemas de saúde
difíceis de tratar, os pacientes procuram a ajuda de pessoas que praticam a medicina moderna ou a medicina tradicional.
Os curandeiros tradicionais são, muitas vezes, especialistas. As parteiras tradicionais podem ser encontradas em quase todos os povoados. Os problemas sociais e religiosos, como conflitos entre pessoas, ou entre o homem e os demônios ou deuses, são freqüentemente vistos como a causa das doenças. Assim, o tratamento implica procedimentos religiosos ou sociais.
Ao contrário da medicina popular, os procedimentos do tratamento dos curandeiros são secretos e não podem ser discutidos com a comunidade. Eles só podem ser transferidos de geração em geração, dentro das famílias dos curandeiros, e estes devem ser pagos por seu trabalho. O preço do tratamento depende, muitas vezes, do status social do paciente. O pagamento pode ser feito através de bens, como galinhas ou cabras.
Freqüentemente, para os cristãos, os curandeiros tradicionais são vistos com desconfiança, ou até mesmo medo, pois eles podem trabalhar com poderes espirituais que entram em conflito com a crença cristã.
è Sistemas Conceituais de Medicina Tradicional: há, também, sistemas considerados sagrados de medicina tradicional baseados não só no conhecimento com base na observação, mas, também, em teorias documentadas das causas das doenças. Ayurveda, na Índia, unani, nos países árabes, ou a medicina tradicional chinesa são exemplos importantes destes sistemas.
Há terapias com medicação à base de ervas, partes de animais ou minerais, e terapias sem medicação, como a acupuntura, as terapias manuais e as terapias espirituais.
Marie Henry nº 28 7ªA
Fonte: http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+41-50/Passo+a+Passo+48/Medicina+tradicional+e+medicina+moderna.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário