Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Agricultura Orgânica


É dado o nome de agricultura orgânica à técnica para a produção de frutas e hortaliças sem o uso de agrotóxicos ou defensivos agrícolas usados para exterminar as pragas.
Em uma agricultura orgânica, todos os insumos tecnológicos são substituídos pelo plantio ecológico, que não agride o meio-ambiente da mesma maneira que fazem os fertilizantes. Esse processo pode ser realizado através do uso de bordaduras, que são cercas postas em volta da plantação para evitar as pragas, ou pela técnica de rotação de culturas, que utiliza o mesmo espaço físico para cultivar espécies diferentes de plantas em período de tempo alternado. São utilizados em abundância os produtos agrotóxicos sintéticos nos latifúndios monocultores, com o objetivo de produção em grande escala, no entanto nocivo tanto ao ambiente quanto à saúde dos consumidores e dos agricultores.
A agricultura orgânica é uma prática considerada chave para a sustentabilidade, pois ela não só poupa o uso de fertilizantes como desfruta dos recursos naturais não renováveis, por exemplo, pelo manejo do solo impróprio de plantio para a obtenção de um solo fértil. Promove a manutenção da biodiversidade
, o desenvolvimento econômico, a preservação ambiental, bem como a qualidade de vida humana.

Fonte: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Cafe/CafeOrganico_2ed/fundamentos.html

Texto adaptado por Sofia Kawall, nº 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário