Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Reforma Agrária


A principal finalidade da reforma agrária é promover a divisão de territórios da zona rural, assim para realizar sua função social. Essa distribuição é realizada pelo governo, quem compra terras de proprietários ou os expulsa de seus próprios latifúndios com o objetivo de dar esses lotes às famílias camponesas.
Apesar da função da reforma agrária de dividir as extensões de terra igualmente de uma maneira justa, e da obrigação do Estado em relação a garantir o direito de acesso à terra para quem nela vive e trabalha, segundo o Estatuto da Terra, criado em 1964, diversos camponeses tem sido expropriados de seus terrenos, tendo suas propriedades nas mãos de grandes produtores latifundiários.
De acordo com a Lei 8.629/93, “a propriedade rural que não cumprir a função social é passível de desapropriação”, ou seja, o dono de uma terra deve manter a produção em sua fazenda, pois é muito importante para o governo saber se há índices de produtividade ou não naquela área, pois se não, não há motivo de entregar terras na mão de uma pessoa que não as aproveita para a colaboração para a agricultura.
Texto adaptado por Sofia Kawall, nº 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário