Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Transgênicos



Chamamos de transgênicos os organismos que são modificados em laboratório ou com técnicas de engenharia genética, com a finalidade de atribuir a eles características de outros organismos de outra espécie (coisa que não aconteceria normalmente na natureza). A criação de seres transgênicos tem como objetivo criar organismos com características novas ou melhoradas em relação ao organismo original.
Porém, a utilização destes organismos, e de produtos que os contém causa muitas controvérsias. Há pessoas que afirmam que estes alimentos são mais produtivos e resistentes, reduzem o uso de pesticidas e podem acabar com o problema da fome no mundo. Sendo assim, esse produtos se utilizam de menos recursos naturais, e melhoram a vida dos agricultores. Mas há a questão ética, questionando até onde vai o direito do homem de modificar a natureza, além dos danos que esse organismos podem causar a quem consumí-los:

A resistência dos seres trangênicos aos pesticidas faz com que a quantidade de agrotóxicos utilizada normalmente aumente, fazendo com que,após alguns anos, a quantidade de defensivos nos alimentos supere de forma assustadora os valores utilizados em culturas convencionais (segundo o Ibama, 85% a mais), causando impactos ambientais ainda maiores.Há também a ocorrência de alergias, intolerâncias alimentares e outros problemas fisiológicos (um jornal britânico chamado "The Independent" divulgou que a empresa Mosanto havia realizado uma pesquisa que apontava que ratos alimentados com uma dieta de milho geneticamente modificado desenvolveram rins menores e alterações em seu sangue), além de ocorrer a eliminação ou afastamento de polinizadores.



Ana Cordani

Nenhum comentário:

Postar um comentário