Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Commodities



Commodities são produtos básicos e de amplo consumo, podem ser definido como mercadorias, que são produzidos em larga escala e comercializadas em nível mundial. Os principais commodities são os produtos agropecuários, como gado, cana, soja, café ; e os minerais, como ouro, prata, petróleo e platina. Mas também existem os commodities financeiras como moedas negociadas em vários mercados, títulos públicos de governos federais, etc ; e commodities ambientais, como créditos de carbono

Na agropecuária é a matéria prima que será utilizada para uma produção industrial, ou seja o algodão será utilizado para uma produção de roupas, a cana para a produção de açúcar e álcool, o trigo para a farinha, enfim... é o que chamamos de “matéria prima”.



As commodities são negociadas em bolsas valores, portanto seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional.



O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas e exportadas por nosso país são: petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio. Se por um lado o país se beneficia do comércio destas mercadorias, por outro o torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demanda internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Porém, num quadro de recessão mundial, as commodities se desvalorizam, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsa de valores.




Adaptado por Ana Júlia Santiago do site: http://http//www.suapesquisa.com/o_que_e/commodities.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário