No ensino Fundamental 1 , o primeiro passo do processo educativo é privilegiar a contextualização dos conhecimentos dos alunos: suas relações com o Colégio e o estudo. A forma de construção do conhecimento de cada um, histórias pessoais e familiares e, a partir dessas experiências, remetê-los à sociedade. Esta etapa é a base do processo de ensino e aprendizagem. Ele favorece a utilização de diferentes linguagens e a ampliação do vocabulário dos alunos, permitindo a leitura, interpretação e expressão cada vez mais críticas do mundo
No Ensino Fundamental 2, que é do 6.º ao 9.º ano, fundamentam-se os conhecimentos e habilidades dos alunos para alcançar a autonomia desejada, ele aprofunda os conteúdos já aprendidos em cada área, com uma metodologia própria
A duração obrigatória do Ensino Fundamental foi ampliada de oito para nove anos, passando a abranger a Classe de Alfabetização(fase anterior à 1ª série, com matrícula obrigatória aos seis anos) que, até então, não fazia parte do ciclo obrigatório (a alfabetização na rede pública e em parte da rede particular era realizada normalmente na 1ª série). Lei posterior ainda deu prazo até 2010 para Estados e Municípios se adaptarem a lei dessa forma.
Daniel Sodré Junqueira
N: 10
7 série: A
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