Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Agricultura temporária

Às vezes alguns produtores instalam-se em uma terra e fazem o seu cultivo até que o terreno fique escasso depois de tantas queimadas e cultivos, então eles se mudam para outra terra. Esse tipo de atividade que pode ser considerada nômade é nomeado AGRICULTURA TEMPORÁRIA e anteriormente era praticada pelos índios no Brasil. Esse tipo de agricultura vem sendo muito prejudicial para as florestas e os terrenos. O interesse no lucro é tão grande que florestas são queimadas e devastadas para essa prática, além do solo ser prejudicado, já que não há rotação de cultura por exemplo. Na imagem acima, podemos ver uma agricultura temporária de cana em Florestópolis, um município paranaense e esse tipo de cultivo é a atividade principal local. Esse vem sendo um grande problema pois a colheita só ocorre 1 vez por ano devido a escassez do solo, tornando a economia local pobre.

Um bom exemplo são as plantações de café que haviam na época
colonial no vale fluminense: os senhores plantavam até que o solo ficasse escasso e se mudavam. Hoje existem enormes voçorocas nas encostas dos morros, resultados do impacto das chuvas e desabamentos de terra,já que ela ficou muito vulnerável, sem vegetação que a pudesse sustentar, e isso causa muitos deslizamentos na região.




Texto adaptado pela aluna Laís Dumitrescu Dias
Fontes:
>> http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=3017
>>http://200.195.151.19/ciesc/uni_inst.php?isto_id=698&PoUni=13
>> caderno de campo do estudo do meio 4ª série

Nenhum comentário:

Postar um comentário