Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Concentração Fundiária

Concentração fundiária é a concentração de pessoas em determinadas áreas de agricultura ou outras terras.
Atualmente no Brasil a concentração fundiária se caracteriza por grandes partes das terras cultiváveis estarem nas mãos de um pequeno número de proprietários, constituindo os latifúndios e por outro lado um grande número de pequenos proprietários divide o restante dessas terras que constituem em propriedades com áreas muito pequenas.
Essa ocupação muito desigual das terras caracteriza o Brasil rural que convive com extremos de pobreza e de riqueza, além de as técnicas de cultivo e de criação também variam do rudimentar ao agronegócio moderno.
A estrutura fundiária no Brasil, desde o principio da colonização foi desigual; ao longo da sua história, as terras brasileiras foram controladas por uma elite e hoje, também, por grandes empresas. A concentração de terras, que condena à tragédia milhões de pessoas, no qual grande parte do contingente de trabalhadores rurais que não tem acesso à terra contrapondo a formação de grandes latifúndios, teve início com a ocupação colonial e se arrastou até os dias atuais. Sua característica principal é a monocultura de exportação que deu origem e reforçou a propriedade latifundiária.














Daniella Motta nº11- 7ª A

Nenhum comentário:

Postar um comentário