Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Policultura


Quando várias coisas diferentes são cultivadas em uma mesma propriedade, o tipo de cultivo é nomeado POLICULTURA, hoje no Brasil muito presente na agricultura familiar e assentamentos rurais. A policultura, por ter diversos cultivos ao mesmo tempo, favorece a renovação de minerais no solo, diferentemente da monocultura que o torna escasso. Além disso, a diversidade faz com que fauna e flora se desenvolvam muito mais na região.


Hoje em dia há muitos projetos que usam essa vantagem da policultura nas regiões semi-áridas do Brasil (imagens), como a Bahia e o Espírito Santo, cujas as terras agrícolas já tiveram seus minerais escassos devido ao execesso de monocultura na região e isso estava provocando muito êxodo rural e empobrecimento da economia local e esse quadro se inverteu depois do início do cultivo da policultura com um aumento de 40% na renda familiar dos pequenos produtores.

Infelizmente, algumas regiões brasileiras não recebem o apoio e instruções para uma produção mais ativa de instituições na policultura e as famílias continuam passando por dificuldades, como a falta de acesso a hospitais e coleta de lixo, uma vez que a região é improdutiva e acaba sendo esquecida.


Texto adaptado pela aluna Laís Dumitrescu Dias
Fontes:
>>http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT/Publicacoes/Glossarios/?res=1024x768
>>metodo=detalhesTecnologia&codigoTecnologiaSocial=1534">http://www.tecnologiasocial.org.br/bts/tecnologiaSocialAction.do?metodo=detalhesTecnologia&codigoTecnologiaSocial=1534
>>http://biblioteca.planejamento.gov.br/biblioteca...1/.../texto-29-policultura.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário