Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Técnicas Agrícolas

Os sistemas agrícolas se diferenciam a partir do tamanho da área cultivada e do índice de produtividade alcançado. Existem duas formas de sistema agrícola: agricultura intensiva e agricultura extensiva.

Na agricultura intensiva, é usado em todas as etapas da produção um grande número de insumos (combinação de fatores de produção diretos, como matérias-primas. E indiretos como mão-de-obra e energia)
. Esse tipo de sistema agrícola é marcado pela aplicação de técnicas . Por exemplo a agricultura intensiva se caracteriza pela mecanização (tratores, colheitadeiras, plantadeiras, etc.) aliada ao uso de insumos, que são aplicados na preparação do solo, além de sementes selecionadas que são livres de pragas e adequadas ao tipo de clima e com herbicidas, inseticidas, entre outros.
Esse sistema de produção agrícola é conhecido também como agricultura moderna ou comercial; seus produtos têm como destino a exportação, e podemos dizer que é o método mais utilizado e lucrativo nos dias de hoje.

Na agricultura extensiva são usados os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias (é a técnica agrícola que produz os alimentos orgânicos), por isso possui uma baixa produtividade e lucratividade comparada com a produção intensiva. A produção depende unicamente da fertilidade natural do solo, sem a utilização de maquinas e inseticidas.
Adaptado por Ana Júlia Santiago nº4 do site:


http://http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/os-sistemas-agricolas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário