Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mão-de-Obra Assalariada


A mão-de-obra assalariada consiste no no recebimento de "recompensa" (no mais comum exemplo, dinheiro) pelo serviço prestado no trabalho.

Desde a Idade Antiga, o trabalho assalariado está presente, porém em muitas épocas, incomum. (Muitas vezes, a escravidão era mais utilizada, e consistia em trabalho contínuo, sem salário).

Na Idade Moderna, com o "nascimento" do capitalismo, o trabalho livre e o assalariado se tornaram mais comuns.

Na Idade Contemporânea, a escravidão tem seu fim, principalmente por conta das revoluções - Americana, Francesa e Industrial.

A revolução industrial está diretamente ligada ao trabalho assalariado, pois nas empresas, os funcionários produtores são pagos (e a quantidade de empregos assalariados aumenta, assim que ocorre o êxodo rural e a expansão das cidades).

Hoje em dia, o trabalho assalariado é o mais comum (além do voluntário). O valor (monetário)dos salários pode variar de acordo com o emprego do funcionário ou para que empresa/etc. este trabalha, diretamente relacionado ao capitalismo, onde o trabalhador necessita de dinheiro para comprar o necessário para sua sustentação de vida.


Fonte: pt.wikipedia.org


Adaptado por Flavia Deleu

nº 15

7ª A

2 comentários: