Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.



domingo, 29 de agosto de 2010

Revolução Verde


A Revolução Verde criou inovações tecnológicas na agricultura para a obtenção de maior produtividade desenvolvendo pesquisas em sementes, fertilizando o solo, utilizando agrotóxicos e criando mecanizações no campo.

Esse processo ocorreu através da criação de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, desenvolvimento do solo para diferentes plantios e confecção de novas máquinas.

Em 1966, numa conferência em Washington, William Gown disse, num discurso, a um grupo interessado no desenvolvimento dos países com escassez alimentícia “é a Revolução Verde, feita à base de tecnologia, e não do sofrimento do povo”. Isso encorajou o projeto e conseguiu patrocinadores como o grupo Rockefeller.

Constatou-se um aumento extraordinário na produção de alimentos, porém, a fome no mundo não reduziu, pois a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento (México, Filipinas, Brasil etc) é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão Europa.

A modernização no campo alterou a estrutura agrária. Pequenos produtores que não conseguiram se adaptar às novas técnicas de produção, não atingiram produtividade suficiente para competir com grandes empresas agrícolas e acabaram por endividar-se, tendo como única forma de pagamento a venda da propriedade para outros produtores.

Mais tarde, o programa passou a sofrer críticas, que persistem até hoje."Muitos questionam a sustentabilidade de um projeto baseado em monoculturas e que faz uso em grande escala de fertilizantes, agrotóxicos e insumos de alto custo", afirma o engenheiro agrônomo Fábio Faleiros, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Outro ponto negativo são os maus tratos ao meio ambiente, decorrentes do avanço das fronteiras agrícolas.

Insumo: designa todas as despesas e investimentos que contribuem para a obtenção de determinado resultado, mercadoria ou produto até o acabamento ou consumo final. Insumo (input) é tudo aquiloque entra; produto (output) é tudo aquilo que sai.


> Texto adaptado por Marie Henry, nº 28 7ªA

> Fontes: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-revolucao-verde.htm

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=insumo


Nenhum comentário:

Postar um comentário