![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcx4laqFAv8NpHIE-ngLxynkH78YKE7hizJWt9B1zfdi7jtdVV2d0OEpQq_X0EPua0wDBl-qUi2rRFIDmRNsYiw3FuIs8C0TwHmpLtULUIb8FzncdJn58SznvPg7PwC16VboUct40IFRs/s320/explicacoes+ensino+superior+2__401C44_1.jpg)
O ensino superior, educação superior ou ensino terciário é o nível mais elevado dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizada em universidades, faculdades, institutos politécnicos, escolas superiores ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais.
O ensino superior constitui o nível educacional que se segue à finalização do ensino secundário. O ensino superior compreende normalmente estudos de graduação e estudos de pós-graduação, bem como estudos e formação de natureza vocacional. Ele é realizado em estabelecimentos genericamente conhecidos como "instituições de ensino superior", que podem incluir universidades, faculdades. A realização de cada um dos ciclos do ensino superior confere geralmente um certificado, um diploma profissional ou um grau académico. Como normalmente é espectável que um aluno do ensino superior tenha um desempenho substancialmente superior ao de um aluno dos outros níveis de ensino, é frequente uma elevada taxa de abandono do ensino sem a obtenção de um diploma ou grau de final de curso.
Ele inclui normalmente estudos, investigação, trabalhos práticos e, ocasionalmente, atividades sociais. No âmbito dos estudos, os mesmos incluem tanto os de nível de graduação (referido ocasionalmente como "ensino terciário") como os de nível de pós-graduação. Este último nível normalmente é realizado apenas por alunos com qualificações muito altas que pretendem aprofundar os seus estudos e a sua proeficiência para lá do que seria necessário para o exercício profissional. Em alguns sistemas educativos- a nomenclatura utilizada é diferente, sendo o nível de graduação referido como de "subgraduação.
Daniel Sodré Junqueira
n: 10
Nenhum comentário:
Postar um comentário